Quer saber definitivamente o que é proteção veicular?

Associação de Proteção Veicular -
AGV Brasil

Os motoristas mais atentos já perceberam que existe um seguro de cooperativa disponível para todos os condutores no Brasil com preços mais baixos e condições especiais se comparado ao seguro automotivo convencional. Na prática, a proteção veicular é um modelo de seguro oferecido pelas associações e cooperativas que fazem a gestão, contabilidade e coordenação de um fundo criado a partir do rateio de um grupo de associados,que estabelecem entre si um acordo mútuo para custear eventuais prejuízos sofridos pelos participantes.

Existem planos de proteção automotiva para diferentes tipos de perfis de condutores – sem restrição – e os custos de sinistros são calculados e cobertos segundo a modalidade de mensalidade escolhida pelo associado. É como se fosse um grupo de amigos que decide poupar mensalmente um valor para formar um fundo, com o objetivo de cobrir as despesas de consertos de veículos e ressarcimentos em caso da perda do patrimônio.

cooperativa-seguro-veicular-agv

E o que é uma Associação de Proteção Veicular?

Uma associação de proteção veicular, como a AGV Brasil, por exemplo, é uma instituição sem fins lucrativos estabelecida de forma legal, para cuidar da burocracia da proteção automotiva: contabilidade, fiscalização, acompanhamento de sinistros, vistorias de automóveis, contratação de mecânicos e demais prestadores de serviços, cobrança, evitar e combater inadimplências, entre outras tarefas.

Importante destacar que proteção veicular é um serviço totalmente legal e as associações veiculares são amparadas pela Constituição Federal e Código Civil.

Prova disso é que, recentemente, uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou proposta que regulariza o funcionamento das cooperativas de proteção veicular, criadas justamente como alternativas aos custos elevados dos seguros tradicionais.

A matéria diz respeito à Lei 3139/15e equipara as cooperativas à seguradora veicular, porém, as associações devem cumprir regras específicas em razão da sua natureza de atuação, área de abrangência e número de associados. De acordo com a proposta, as cooperativas veiculares passam a ser fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Dentro desse segmento, a AGV Brasil é uma instituição séria e legalmente registrada, e conta com diversas unidades físicas de apoio aos beneficiados espalhadas pelo país. Nossos associados têm todas as garantias necessárias para ficarem tranquilos em relação à proteção veicular contratada.

associação-protecao-veicular
suporte-agv-brasil

Qual a diferença entre proteção veicular e seguro?

Essa é uma questão que está na cabeça de muitos condutores na hora de contratar uma proteção automotiva ou seguro convencional.

No caso do seguro auto, o segurado contrata um produto denominado apólice para proteger seu veículo mediante pagamento de prêmio anual do seguro que pode ser à vista ou dividido em parcelas pré-fixadas. O segurado transfere o risco de eventuais prejuízos para a seguradora. Por isso, muitos perfis de condutores ficam de fora desse serviço, por causa de alguma restrição cadastral que possam apresentar.

Já na contratação da proteção veicular da AGV Brasil, por exemplo, o associado faz adesão ao chamado Plano de Assistência Recíproca (PAR) por meio de mensalidades, segundo as características do seu veículo.

 

O objetivo do PAR é viabilizar a contratação coletiva de serviços e promover a reparação de eventuais danos sofridos nos veículos ou ressarcimento aos participantes adimplentes do plano. Atualmente, estima-se que quase 60 milhões de veículos (automóvel, caminhões, motocicletas) são rejeitados pelas seguradoras, por questões diversas, além do alto número de segurados que não conseguem contratar um seguro convencional por causa de restrições cadastrais, como CPF negativado. Devido a esse contexto, é possível afirmar que o serviço de proteção veicular de associações como a AGV Brasilfoi criado para proteger o patrimônio de milhões de pessoas que estão de fora do mercado de seguro tradicional.

ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO VEICULAR - 
AGV BRASIL ​- PROTEÇÃO VEICULAR

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE PROTEÇÃO VEICULAR E SEGURO

Proteção VeicularSeguro Automotivo
PerfilNa PROTEÇÃO VEICULAR não há variação no preço da adesão, em função da localização do bem, da idade e sexo do condutor. O valor da adesão paga varia em função do valor do veículo.No SEGURO AUTOMOTIVOexiste variação de valores de acordo com os perfis dos condutores do veículo.
NormasNa PROTEÇÃO VEICULAR, o associado assina Contrato de Responsabilidade Mútua e divide o risco com os demais associados.No SEGURO AUTOMOTIVO o segurado adere a uma apólice e transfere o risco de seu bem para a seguradora.
PreçoUma das vantagens mais atrativas de ter uma PROTEÇÃO VEICULAR é o PREÇO, pois se trata de uma proteção mensal, e não anual, livre de renovação obrigatória.No SEGURO AUTOMOTIVO, o pagamento é anual, variando de acordo com o perfil do motorista e do veículo.
Grau de relacionamento com a entidadeAssociadoCliente