seguro caminhão

Proteção veicular para caminhão vale a pena?

Quem trafega pelas rodovias transportando cargas sabe os perigos na estrada em relação a furtos e roubos de caminhões e cargas.

Por isso todo caminhoneiro atento sabe a importância de ter um seguro para caminhão e garantir a proteção do ganha-pão em casos de ocorrências.

O problema é que as coberturas compreensiva, básica e adicional das seguradoras tradicionais costumam ser elevadas, o que afasta da proteção muitos caminhoneiros – principalmente autônomos – e donos de frota empresarial.

Quais são os principais motivos que encarecem o seguro de caminhão?

A alta sinistralidade é um deles. De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) entre 2007 a 2017,  entre as 141 rodovias federais pavimentas cerca de 30 concentram 80% dos óbitos e 83,1% dos acidentes.

A má qualidade das estradas também é um fator que eleva custos de seguro devido ao desgaste natural e prematuro dos pesadões.

Além disso, apenas uma parcela pequena da frota que circula no país conta com seguro, e isso afeta o cálculo que leva em conta a taxa de sinistralidade – são poucos segurados para cobrirem coletivamente os sinistros.

Qual a alternativa?

A boa notícia é que existem opções mais econômicas como a proteção veicular praticada por associações como o Universo AGV.

Essa modalidade que cresce a cada ano no Brasil pode igualmente prevenir prejuízos como roubos, furtos e manutenções.

Falaremos um pouco mais sobre proteção automotiva para caminhões neste artigo para você comparar com as opções tradicionais de seguro de caminhão.

Vamos lá?

Neste artigo você vai entender melhor como funciona proteção automotiva para caminhão e as principais diferenças em relação aos seguro tradicional de caminhão.

Cobertura de seguro para caminhão

A modalidade de seguro de caminhão é um tipo de proteção para veículos de médio e grande porte usados para o transporte de cargas (carretas ou reboques).

Um fator também que influencia no valor do seguro é a carga transportada pelo caminhão. Algumas cargas apresentam mais riscos como materiais inflamáveis, e outras são mais visadas pelos bandidos.

São oferecidas algumas coberturas que levam em conta o perfil do condutor, frequência de uso, tipo de carga transporta, tipo do caminhão, entre outros fatores. Pode-se contratar seguro do caminhão, proteção ao motorista, e também seguro da carga.

O modelo do caminhão também é levado em conta no cálculo: veículos leves, pesados, guinchos, rebocadores, semirreboques. O seguro caminhão apresenta similaridades com a contratação de seguro auto, porém, com particularidades de aplicação e uso:

Peso do caminhão e mercadoria transportada;

Uso próprio ou empresarial;

Tipo de carga principal transportada;

Tipo de carroceria;

Onde o caminhão circula com mais frequência.

Tipos de seguro caminhões

1- Cobertura básica

Cobre situações comuns como:

Colisão;

Incêndio;

Roubo e furto;

Assistência 24 horas para casos específicos.

2 – Seguro compreensivo

Já a cobertura compreensiva oferece os itens da básica, e vai um pouco mais com proteção para ressarcimento de avarias de acessórios do caminhão; danos pessoais e indenizações em caso de acidentes, para o caminhoneiro e passageiros; danos parciais ou totais causados a caminhões basculantes; danos morais ou pessoais a terceiros; proteção para vidros, entre outras coberturas.  

3 – Coberturas adicionais

Geralmente são contratadas individualmente em função da particularidade de uso e oferecem proteções como: responsabilidade civil facultativa; seguro para cargas (incluindo produtos “perigosos”); proteção contra tombamento.

Qual alternativa mais econômica para proteção do caminhão?

As associações de proteção veicular, como a Universo AGV, funcionam muito bem para acolher um número significativo de caminhoneiros que não têm acesso aos seguros convencionais por causa de custo alto e restrições de perfil.

Nessa modalidade não há consulta de perfil. A proteção automotiva para caminhões cobre as principais necessidades dos caminhoneiros com planos e valores flexíveis.

O sistema de proteção veicular é oferecido por meio de cooperativas de seguros de carros. Os associados dessas cooperativas pagam uma mensalidade, cujo fundo gerido pela AGV suporta ressarcimentos em casos de sinistros como roubo, furto, colisão.

Na associação de proteção veicular o associado caminhoneiro tem uma série de benefícios em relação às seguradoras de veículos tradicionais que por adotarem outros critérios de atuação elevam os custos dos serviços prestados.

E os associados têm acesso a coberturas similares incluindo extras como assistência 24 horas e socorro mecânico.

Com proteção veicular para caminhões, os motoristas poderem exercer o trabalho com tranquilidade e proteção do ganha-pão, sem burocracia e por um valor que cabe no bolso.

Importante mencionar que a associação de proteção veicular Universo AGV é uma instituição sem fins lucrativos estabelecida de forma legal, para cuidar da burocracia da proteção automotiva: contabilidade, fiscalização, acompanhamento de sinistros, vistorias de automóveis, contratação de mecânicos e demais prestadores de serviços, cobrança, evitar e combater inadimplências, entre outras tarefas.

E você, o que acha dessa alternativa?

Agora que você conhece mais sobre proteção automotiva para caminhão o que acha de fazer uma simulação online do seu companheiro de estrada?