carros rejeitados seguradoras

Seu veículo é rejeitado por seguradoras? Entenda os motivos para proteger seu patrimônio

Se você já tentou fazer seguro para seu veículo e esbarrou em inúmeras restrições que inviabilizaram a contratação saiba que você não está sozinho nessa situação.

A esmagadora maioria dos condutores não consegue proteger seus veículos por causa de uma série de requisitos obrigatórios que as seguradoras convencionais usam para oferecer planos convencionais.

A boa notícia é que você pode encontrar ótimas alternativas de proteção veicular para proteger seu patrimônio, sem as exigências das seguradoras, e o melhor: contratar cobertura completa com valores mais econômicos frente aos seguros tradicionais.

Antes é importante entender os principais motivos que levam à rejeição das seguradoras cobrirem seu veículo para você poder contratar os planos alternativos de forma mais eficiente.

Está dentro desse universo de condutores bloqueados pelas seguradoras?

Então confira nossas dicas e faça uma simulação!

Nosso país passa por diversos momentos de dificuldades econômicas que provocam mudanças de hábito de consumo nos brasileiros. Forte exemplo disso é a realidade dos automóveis no Brasil que são encontrados em diversas condições de uso, espalhados por regiões de risco e com perfis de motoristas diferentes.

Muitos condutores mantém o automóvel por vários anos de uso, compram usados, utilizam para gerar renda e por diversos outros motivos, como a instabilidade salarial, acabando mantendo veículos com baixo custo e sem seguro.

O fato é que hoje 70% da frota de carros no Brasil não é segurada, segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais em pesquisa realizada no ano de 2017. S

São mais de 30 milhões de veículos transitando sem qualquer tipo de proteção.

A falta de planejamento e a dificuldade para se organizar com os gastos obriga muitos motoristas a abrirem mão de um investimento mensal em sua proteção em troca da sorte de não precisar arcar com custos de furto e roubo, ou danos mecânicos.

Quais são os veículos e perfis mais rejeitados pelas seguradoras?

Se você já realizou diversas cotações de seguro para seu veículo tentando encontrar uma forma de manter seu automóvel protegido mas teve sua ficha negada pelas seguradoras você sabe como é complicado manter seu carro desprotegido.

Existem diversos motivos e perfis pelos quais os veículos não são aceitos pelas seguradoras.

Veja uma lista com os principais motivos que impedem a maioria dos condutores (cerca de 80% da frota no Brasil) a contratarem um plano de cobertura com as seguradoras tradicionais.

Carros antigos e com pequenos danos

Os donos de carros antigos não conseguem contratar seguros simplesmente porque não existem muitas peças de reposição no mercado, e dada a dificuldade de encontrar as partes para serem reparadas em caso de sinistro, as seguradoras costumam não aceitar esse tipo de contrato, pois um perda total do veículo neste caso não gera tanto desgaste operacional quanto a busca por peças causada por pequenos danos.

Perfil jovem

Os recém-habilitados com 18 anos de idade encontram problemas para contratar seguros pelo fato de não possuírem histórico como condutores, e por causa da presunção de que não possuem grandes habilidades, podendo assim causar acidentes.

Além da coincidência de que jovens ganham a permissão legal para beber bebidas alcoólicas justamente com 18 anos, sendo assim o risco de sinistros seria maior, tendo em vista o alto índice de acidentes envolvendo pessoas nesse perfil.

Carros esportivos e modificados

Donos de carros esportivos não encontram seguro barato para seu carro, assim como os que possuem automóveis modificados com tunning, estética rebaixada e pintados com cores fora dos padrões de fábrica.

Isso ocorre pelo fato de as seguradoras acreditarem que, por se tratarem de veículos diferenciados dos demais podem chamar mais atenção de ladrões e acarretar em roubos e furtos. Soma-se a o hábito de uso desses veículos que geralmente são usados para corridas e rachas em vias urbanas, gerando maior risco de acidentes e desgaste acelerador de peças.

Motoristas de APP e taxistas

Os motoristas de aplicativo pagam em média até R$1.000,00 a mais em relação ao seguro convencional pelo fato de utilizarem o veículo para fins comerciais, tornando mais difícil o acesso de seguro para Uber, por exemplo, além do seguro para taxistas também ser uma dificuldade pois é difícil saber com exatidão quais são os riscos a que estarão expostos, uma vez que rodam muitos quilômetros por dia.

Veículos de serviços

Os motoristas de vans escolares, carros de funerária, ambulância e utilizados para diversos tipos de transporte de pessoas, por exemplo, enfrentam problemas para contratar seguro, encontrando opções muito caras, devido ao fator pessoal.

Quando se trata de um transporte de pessoas há um risco grande envolvido na cobertura de quem está sendo transportado, e por esse motivo de exposição a um acidente com possível indenização aos passageiros as seguradoras sobem os preços dos produtos, dificultando assim a contratação pela maior parte da frota.

Caminhões

Caminhoneiros encontram dificuldades para contratar pelo fato de a má pavimentação de estradas ocasionarem um alto índice de sinistros. Isso explica em partes o número baixo da frota segurada o que faz com que a seguradora não consiga bancar todos os sinistros de uma vez, o seguro caminhoneiro ainda não é realidade para todos.

Motocicletas

Motociclistas também enfrentam dificuldades para contratar seguro para motos pelo fato de estarem altamente expostos a sinistros, o que explica o preço do seguro ser muito alto, por vezes impraticável. Podendo aumentar de acordo com a taxa de acidentes, roubos e furtos. E infelizmente esses condutores e veículos estão quase sempre envolvidos em ocorrências nas vias urbanas.

Picapes e SUVs

Quem possui uma picape ou SUV também esbarra numa cobertura com altos valores, pois as seguradoras praticam preços de acordo com o índice de riscos que o veículo está exposto, além de presumir a troca mais curta de peças. Outro fator é que as companhias de seguros supõem que picapes e SUVs estão entre os veículos mais expostos a pequenos danos devido a carregamento de peso, atividades em fazendas e estradas, podendo levar a acidentes, além de manutenção frequente.

Os 10 principais motivos de rejeição de seguros

As seguradoras em diversos casos podem negar a contratação de seguros partindo do princípio de que precisam mitigar riscos, porém essa negativa deve vir sempre acompanhada de motivo plausíveis.

Mas sabe-se que hoje a contratação de um seguro mais econômico pode se tornar um grande desafio. É por isso que a Universo AGV oferece proteção veicular como alternativa para contratar a proteção para seu carro de forma econômica e eficiente.

Agora que você já sabe quais são os principais perfis com maior rejeição pelas seguradoras vamos listar abaixo os 10 principais motivos que fazem com que um contrato seja negado pela seguradora.

Condutores inadimplentes

A seguradora fará sempre uma boa busca sobre os dados financeiros do contratante antes de liberar uma cobertura, e dado o fato de que boa parte dos brasileiros não consegue fechar todas as contas todos os meses, esse número de inadimplência é alto. Reflexo disso é a grande frota de carros sem cobertura no Brasil.

Veículo sem vistoria aprovada

Muitos condutores e donos de veículos não se atentam a mínimos detalhes que fazem com que o carro seja reprovado e por falta de cuidado perdem a chance de ter um seguro.

Veículos com mais de 15 anos

Esses carros por apresentarem necessidade constante de manutenção e reposição de peças, dificultada pela escassez do mercado, tem seus custos muito altos e sendo assim as seguradoras se negam a aceitar o contrato.

Carros fora de linha

Seguro para carro que já saiu de linha é algo raro de encontrar, isso ocorre pelo fato de a reposição de peças ser extremamente limitada levando em conta a descontinuada fabricação da linha que dificulta acesso a peças.

Chassi raspado ou adulterado

Parece óbvio, mas um dos maiores motivos pelo qual seguradoras negam contratos é dado pelo fato de donos de automóveis que já foram roubados ou adulterados tentarem conseguir proteção para o carro que teve essas interferências.

Irregularidade de emplacamento e documentos

Muitos veículos hoje rodam fora das condições previstas em lei, e desta forma a seguradora se vê obrigada a rejeitar o veículo.

Carros de luxo e alto valor agregado

Esses automóveis correm grande risco de roubos e em caso de sinistro suas peças terão altos custos, além de manutenções específicas que por sua vez podem ter preços altíssimos, tornando o negócio inviável para a seguradora.

Motorista com histórico de sinistros

Se o contratante já teve seguro anteriormente e nesse período se envolveu em diversos acidentes, leves ou graves, furtos e roubos, ou qualquer situação que levou a seguradora a ter gasto, o perfil é enquadrado como sendo de risco e o seguro não é aprovado.

CNH Suspensa

O motorista que teve sua CNH suspensa está assinando um termo de risco para as seguradoras. A avaliação é de que o condutor não tomou muito cuidado com as leis de trânsito e acabou tendo seu direito de dirigir caçado.

Processos administrativos e judiciais por embriaguez

Assim como no caso anterior, o motorista que assina um processo pelo fato de ter sido flagrado dirigindo depois de beber alcoólicos, também atesta o alto risco para uma seguradora que negará o contrato.

Você se enquadra em algum desses motivos?  

Então possivelmente deve estar se perguntando se existe cobertura para seu veículo?

Para cobrir essas lacunas de atendimento existem soluções em proteção veicular como as da Universo AGV que atua no âmbito legal das cooperativas de seguros no Brasil.

A Universo AGV oferece ampla cobertura sem restrição de perfil, promovendo e democratizando o acesso de todos à proteção automotiva de forma econômica e pouco burocrática, possibilitando a contratação por condutores em perfis rejeitados por seguradoras.

Importante destacar que a associação Universo AGV segue rigorosamente as normas brasileiras de cooperativas regulamentadas pela Constituição Federal, Novo Código Civil e também pela Lei nº 5.764/1971 (Lei do Cooperativismo)”.

Nesses dispositivos, estão registradas as principais regras que regem o modelo cooperativista brasileiro. Importante destacar que as cooperativas são sociedades estabelecidas por pessoas com forma e natureza jurídica própria, independentemente de seu objeto. Em alguns estados existe legislação complementar.

Vantagens da proteção automotiva

Com a proteção veicular Universo AGV seu carro tem a mesma proteção que uma seguradora oferece, porém com uma grande diferença. Na associação Universo AGV a responsabilidade de cobertura dos sinistros é dividida entre todos os associados, ou seja é um ajudando o outro a manter o preço da proteção veicular mais acessível diante dos seguros tradicionais.

A Universo AGV não realiza consultas ao SPC e Serasa, permitindo cobertura para todos os tipos de perfis, sem burocracia.

Como contratar proteção veicular?

Ficou curioso e se interessou sobre essa modalidade de proteção veicular que tem as mesmas coberturas de um seguro tradicional, porém sem burocracias e restrições?

Na Universo AGV a sua contratação é facilitada basta entrar em contato via WhatsApp ou fazer uma simulação grátis em nosso formulário!

Você acompanhou um panorama geral sobre a contratação de seguros tradicionais do país.

Vimos quais são os principais perfis com maior rejeição e listamos os motivos pelos quais seguradoras estão rejeitando contratos.

Além disso você descobriu que mais de 70% da frota de carros do país, ou seja mais de 30 milhões de carros andam por aí sem seguro, sendo assim a chance de você ficar com o prejuízo em caso de acidentes e sinistros é enorme.

Você também descobriu uma opção econômica e super vantajosa para a contratação de proteção veicular com preço justo e baixa burocracia.

Na Universo AGV você encontra planos flexíveis com coberturas para a sua necessidade:

  • Roubos e Furtos;
  • Danos naturais;
  • Proteção para terceiros;
  • Acidente pessoal;
  • Proteção Vidros;
  • Assistência 24 horas;
  • E muito mais!

Muitas vantagens que você só encontra na Universo AGV. Tudo sem burocracia, sem consultas de perfil.

E o melhor: mais economia na proteção do seu veículo!